Guia em Português Brasileiro
Created By: Ed McVinny , 06-09-2002
Updated By: CyberDemonII , 24-02-2003
Traduzido para Português de Portugal por: Gonçalo Duarte (Gonk), 30-03-2003
For: SimpleDivX 1.2

http://www.simpledivx.org


SimpleDivX tem 8 menus localizados próximo da parte superior da janela do programa, cada um com os números e a sua descrição. Esta opção vai ajuda-lo em todos os passos do programa, um de cada vez

Ao executar SimpleDivX, deve obter algo como se pode ver na imagem seguinte::


Opção 1: Input

Project Name:

Aqui pode alterar o nome do projecto, para aquele que desejar, a maioria das pessoas utiliza o próprio nome do filme. Este nome será o mesmo dos seus ficheiros de saída, ao contrário de algumas ferramentas que o renomeiam como 'movie1.avi' etc.

Input Files:

Clique na pequena caixa localizada a direita e a caixa de imagem apresentada deverá aparecer.

Seleccione a mesma pasta que usou para ripar os ficheiros vob usando o Smartripper ou outra ferramenta qualquer e clique ok.

Vob Files:

Se usou a opção "files" enquanto estava a usar o smartripper pode marcar a caixa "select all files", se usou a opção "movie" ou ainda se usou uma ferramenta diferente para ripping, deve marcar a caixa "select main movie".

Video Information:

Esta opção mostra todas as informações relevantes sobre o DVD que se está a fazer o backup


Opção 2: Video

Frames/Second (fps)

Aqui selecciona-se o framerate de saída desejado. Usuários do sistema de vídeo PAL devem seleccionar 25.000, enquanto usuários do sistema de vídeo NTSC devem seleccionar 23.976 ou 29.970. SimpleDivX normalmente selecciona o framerate detectado nos ficheiros vob.
Nota do Tradutor (Brasileiro): a maioria dos DVDs brasileiros que encodeei só tiveram sincronia de audio e vídeo seleccionando 23,976 como framerate, embora tenham sido detectados na opção Input como sendo 29,970 fps. Também já encontrei DVDs em todos os outros framerates, sendo que, pela ordem de frequência em que encontrei: 23.976; 29.970; 25.000 e apenas 1 único a 24.000

Enable Video Stream ID checking:

Seleccionar esta caixa fará com que o Simpledivx verifique a identificação da sequência de vídeo que se seleccionou.

Auto-Retrieve Crop And Resizing Info:

Seleccionar a caixa "Auto-Retrieve cropping and resizing info" para que o programa encontre automaticamente os valores de resize e crop.
Nota do Tradutor: Pela minha experiência esta opção funciona muito bem reduzindo em muito os erros de escolha de configurações desastrosas.

Output Format:

Seleccione o formato de saída de acordo com as suas necessidades. Muitos formatos populares são pré-definidos, mas também pode seleccionar "custom" e definir o seu próprio formato.

Open VOB Bitstream at LBA

(Usuários Avançados): Seleccione esta caixa se quiser começar o filme a partir de uma LBA específica.

Frames Range:

Aqui podes seleccionar a quantia exacta de frames que se quer converter. É muito útil para converter pequenos excertos do filme para determinar a qualidade, verificar que o framerate está correcto, criar clips, etc.


Advanced Video Settings


Ao precionar o botão "Advanced" Button, aparece o seguinte sub-menu:

Postfilter Quality:

- High , alta qualidade/conversão mais lenta
- Low , baixa qualidade/conversão mais rápida

(Deixe em 'High' para obter melhores resultados)

Reference Quality:

As diferenças entre cada uma destas opções é muito difícil de explicar, mas podemos tentar clarificar um pouco alguns erros .Simplificando, IDCT é usado para descodificar usando configurações mais específicas de codificação.
Nós sugerimos usar as seguintes opções, de acordo com seu tipo de processador:
Pentium w/mmx: 16-bit MMX ichen
PentiumII: 32-bit MMX
PentiumIII: 32-bit MMX
PentiumIV: 64-bit FPU
K6-2/3: 16-bit MMX ichen
Athlon/Duron: 32-bit MMX
Athlon XP: 32-bit MMX

Output Mode:

SimpleDivX pode criar uma vasta variedade de formatos, mas recomendamos que utilize yv12, uma vez que o DivX / XviD / 3ivx são os únicos codec’s actualmente suportados pelo SimpleDivX.


Opção 3: Audio

Create Audio:

Desmarque esta caixa se não quiser que o SimpleDivx crie o de áudio para o seu ficheiro de vídeo.

Enable Audio Stream ID checking:

Quando esta opção, esta seleccionada apenas faixas de áudio validadas são mostradas no ecrã. (E aconselhável que deixe esta opção activada)
Nota do tradutor (Brasileiro): alguns filmes não informam correctamente o stream de áudio ou mesmo ou mesmo informam que existe um presente. Neste caso, desmarque esta opção e seleccione manualmente 0x80 para áudio em inglês

Extract all AC3 Audio Streams:

Esta opção irá extrair todas as faixas de áudio disponíveis no filme.
Nota: Apenas a Audio Stream ID seleccionada será juntada (multiplexada) ao ficheiro de vídeo.

Audio Stream ID:

Esta opção lista todas as faixas de áudio existentes no filme. O áudio principal quase sempre será 0X80, enquanto os outros serão normalmente usados para idiomas alternativos/comentários/áudio especial

Audio Language:

Quando os ficheiros *.ifo são copiados de um DVD, SimpleDivX é capaz de informar correctamente o idioma exacto contido na áudio stream seleccionada.

Audio bitrate:

Útil para seleccionar a qualidade e tamanho de compressão do áudio, ou ainda não comprimi-lo.

Audio Format:

MP3: Comprime áudio no formato MP3. (apenas stereo)
AC3: Mantém a qualidade de áudio original. (Pode ser Dolby-Digital Stereo, 5.0 ou 5.1 canais). É possível escolher entre 6 e 2 canais.
OGG: Comprimem audio usando o formato OGG. (apenas stereo)

Audio Compression kbps:

Escolha aqui a compressão para a stream de áudio. Para Mp3, 128/160 kbps é o recomendado.
Quando escolher a compressão Ogg, a qualidade de áudio fica muito melhor com baixos bitrates, logo, para filmes de 1 cd, pode escolher 64kbps.
Normalmente pode escolher entre 112/160kbps. Quando AC3 for o formato de áudio escolhido, é possível recomprimir esta stream para um bitrate mais baixo. Mas para um filme de 6 canais de áudio, é melhor escolher um mínimo de 256kbps. Nota do Tradutor (Brasileiro): de longe, AC3 é o formato que dá mais qualidade ao áudio. Porém, tudo tem um preço. Um áudio melhor significa um áudio que ocupa mais espaço. Mais espaço ocupado significa um menor bitrate de vídeo. A escolha é sua.

Samplerate Conversion

Para Mp3 e Ogg é possível escolher 48000 ou ainda 44100Hz. Normalmente pode deixar ficar a 48000Hz, a menos que a placa de som que está a usar não suporte. Nota do tradutor: Que é algo de muito raro hoje em dia.
Nota do tradutor (Brasileiro): algumas versões hackeadas do codec de mp3 existentes tem um problema com 48.000Hz. Pode ser um problema fazer áudio e vídeo se encontrarem se você deu a sorte de ter justo a versão problemática e fez a 48.000Hz.

Amplify

Marque esta opção para amplificar o som em alguns dB. Não é recomendado escolher um valor maior do que 3 dB, pois poderá vir a ouvir alguns estalos nos momentos de silêncio do filme.

Peak level normalize

Quando esta opção está marcada, o som será normalizado a 100% (o que significa que as partes mais silenciosas do filme serão 100%, o que removerá os estalos)

Peak level normalize [midnight mode]

Quando esta opção está marcada, o som será normalizado a 100% e as partes de áudio mais baixas serão amplificadas um pouco.


Opção 4: Codec



Nota: serão mostrados apenas os codec’s instalados. Os demais estarão indisponíveis.
Nota do tradutor (Brasileiro): Se você instalou o codec Divx 4.02 após a instalação do codec Divx 5.02, o codec Divx 5.02 será desabilitado em razão da substituição de alguns ficheiros necessários ao funcionamento do codec Divx 5.02. Isto não o impedirá de assistir aos filmes encodeados no formato Divx 5.02, mas o impedirá de gerar seus filmes neste formato. É possível que o mesmo ocorra com outras versões do codec, caso sejam instaladas posteriormente a uma versão mais actualizada do mesmo.

1-Pass DivX file:

Ficheiros DivX de 1 passagem são criados usando um bitrate constante, o que significa que o filme inteiro possui o mesmo bitrate.
Nota do tradutor (Brasileiro ): apenas em tese. Na prática, ocorrem variações no bitrate, de acordo com a movimentação do filme

2-Pass DivX file:

Ficheiros DivX de 2 passagens são criadas usando-se um bitrate variável, o que significa que cenas com muito movimento serão comprimidas com um bitrate maior, enquanto cenas de pouco movimento serão comprimidas num bitrate menor. O resultado disso é um filme de uma qualidade muito maior do que um ficheiro comprimido com apenas 1 passagem, mas leva praticamente o dobro do tempo para fazer a conversão.
Nota do tradutor ( Brasileiro): esta tem sido já a muito tempo uma questão controversa no mundo DivX. Nem todo mundo concorda que fazer 2 passadas realmente melhora o filme.
Nota do tradutor: Na minha opinião melhora e muito.

Do Only First Pass:

SimpleDivX irá apenas fazer a primeira passagem no filme, então quando esta tarefa estiver completa, Terá que voltar a esta opção e seleccionar 'Do Only Second Pass'. É bastante útil quando se tem pouco tempo livre de cada vez para usar o computador.

Maximum Keyframe:

Um keyframe pode ser definido como sendo o frame que será comprimido usando o bitrate máximo que definiu. Um intervalo longo faz com que uma cena preta com algo branco que se esteja a movimentar nela (como os créditos ou algo do tipo) deixe um rastro na tela por mais tempo. Isto faz com que o filme fique menor, mas há uma perda nítida de qualidade. Pessoalmente (tradutor(Brasileiro), tenho usado um intervalo de 120 frames. O filme fica um pouco maior, mas dá maiores possibilidades de corte de partes do filme (por exemplo, os créditos, se o filme não coube no cd), facilita na divisão do filme em mais de 1 cd, esse tipo de coisa.

Codec Advanced Settings

Global Motion Compensation:

GMC ajuda em zoom e cenas panorâmicas.

Quarter Pixel:

Quarter pixel aumenta a perfeição dos macroblocos de blocos do filme.
Nota do tradutor( Brasileiro): realmente, melhora muito a qualidade do filme. Mas deixa a conversão um pouco mais lenta. Pouca coisa.

Bidirectional Encoding:

Pode ajudar no aumento da taxa de compressão de algumas cenas por ficar indo e voltando nos frames que estiver comprimindo.

De-Interlace

Utiliza a funcionalidade de desentrelaçamento do codec DivX 5.X PRO.
Nota do tradutor: Em 95% dos filmes é melhor não usar esta opção pois vai apresentar linhas horizontais durante o play do filme.



Opção 5: Compression


(a imagem acima é apenas um exemplo)

Get Time From Movie:

Esta característica tenta ler a duração do filme a partir dos ficheiros .vob. Não é muito exacta, mas se estiver errada, insira a duração especificada na contracapa do DVD, desmarcando a caixa Get Time From Movie e digitando o tempo correcto.

(End Credits Options)

SimpleDivX oferece três maneiras para lidar com os créditos finais.
- Pode comprimi-los normalmente (usa o mesmo bitrate que o filme normal);
- Não os incluir completamente;
- Recomprimi-los usando um bitrate menor (economizando um bitrate melhor para o próprio filme).

Fix 'mpeg2avi hang when doing a 2-pass:

Utilize esta opção se tiver problemas com o filme (como travamentos, etc) quando estiver utilizando a conversão com 2 passagens. Pode corrigir alguns problemas eventuais de travamentos também.


Opção 6: Project

Project Name:

Escreva aqui o nome de saída de seu projecto acabado.

Temp Folder:

Esta será a pasta onde os ficheiros temporários de vídeo, áudio e log serão salvos.

Output Folder:

É aqui que o filme completo será gravado (poderá ser um arquivo *.avi ou *.ogm)

Overwrite files:

Se for marcada, escreve por cima dos ficheiros temporários sem avisar

Delete temp-files:

Se for marcada, apagará os ficheiros temporários ao finalizar a conversão

Split Total File:

Se você estiver a fazer uma cópia em 2 cds, SimpleDivX pode dividir o arquivo automaticamente.

Nota do tradutor (Brasileiro): essa opção funciona bem, mas você pode ter o azar de dividir o filme justo numa cena de acção. Como sugestão, use o Virtualdub incluído com o Simpledivx e divida ele manualmente. Abra o programa, vá em Files e procure o filme que criou. Vá em vídeo e marque Direct Stream Copy. Faça o mesmo em Audio. Marque onde quer que o filme inicie, usando o gancho virado para a esquerda (o penúltimo botão). Procure mais ou menos ande acha que o arquivo vai ficar, com o tamanho que quer e procure o próximo keyframe (o botão que tem uma chave) e use o gancho voltado para a direita (o último botão). Vá a File, Save As Avi. Pronto.

Normal

Neste modo, só é possível fazer a conversão de um filme por vez (é o modo utilizado em versões anteriores a 1.1).

Batch Mode

Esta opção permite fazer vários projectos em sequência. Utilize-a da seguinte forma: defina tudo o que for necessário para cada projecto. De seguida, clique em Add e o filme será adicionado a uma lista de tarefas. Após se ter definido todos os projectos que deseja, apenas clique em Start e será dado início a conversão, de acordo com a ordem que definiu (o filme que estiver no topo da lista será o primeiro e assim por diante). Opção muito útil para quando se deixa o pc a trabalhar durante a noite... ;-)


Opção 7: Output


Shutdown windows

Desliga o Windows ao finalizar a conversão (e se estiver a utilizar uma fonte de alimentação do tipo ATX, com gerenciamento de energia activado, seu computador também)

Status Information:

Esta opção informa o progresso da conversão usando SimpleDivX.

Start:

Dá início ao processo de conversão

Quit:

Finaliza o programa.


Opção 7: Setup

External Program Locations:


Aqui poderá mudar a localização dos três programas necessários ao funcionamento do SimpleDivX. Esta opção é utilizada por usuários que já tem estes programas em algum outro directório do seu computador. Entretanto, SimpleDivX sempre inclui as últimas versões dos programas necessários ao seu funcionamento. Dessa forma, recomendamos que mantenha a localização dos mesmos na pasta em que instalou o SimpleDivX

Advanced Audio Settings

Se a correspondencia do filme em si com o seu audio está a dar problemas, altere o entrelaçamento e pré-carga do áudio aqui.

Priority Settings

Escolha aqui as definições de prioridade para :
- Audio
- Video
- Disk

Language

Escolha aqui a sua língua

Nota: Definir um valor alto não significa que isso fará SimpleDivX ser executado mais rapidamente. Significa apenas que ele terá mais ciclos de uso do processador do que as demais tarefas que estiverem sendo executadas.

Nota do tradutor: {
Nota do tradutor (Brasileiro): Preferencialmente, desactive tudo o que não for absolutamente necessário quando estiver a converter um filme, independentemente do programa que estiver usando para isso. O “travamente” de um pode resultar num filme defeituoso, ou mesmo numa completa perda de tempo, como por exemplo um sistema de anti-vírus. Apenas como sugestão, elimine o spyware do seu pc. Na maioria dos casos, isso trava com frequência e pode impedir de completar a conversão de um filme. Lembre-se que esta é uma tarefa que leva algum tempo e que durante esse período, tudo o que ocorrer na energia (oscilações, etc), bem como outras tarefas problemáticas sendo executadas simultaneamente podem resultar em problemas. Se preferir utilizá-las, faça-o por sua conta e risco. O mesmo vale para a remoção do spyware. A remoção de alguns simplesmente inabilita o programa que o utiliza. Em todo caso, uma boa limpeza no seu pc ajuda muito a resolver a maioria dos problemas de “travamento”. } Esta é uma nota muito importante que nunca é de mais fixar. E que lhe poderá poupar muitos dissabores